Atrasando a hora do café

17190371_1208899022557151_1166678934319676349_nEstas imagens do café sendo queimado para tentar conter a queda dos preços na Bolsas foi muito marcante pra mim nas aulas de História.

Sem nem precisar pensar muito, até porque isso é repetido há gerações, por sermos um país que tem seu PIB amarrado a produtos brutos, sem muito valor agregado, mesmo muito tempo depois da revolução industrial, sofremos muita instabilidade. A Guerra dos Farrapos foi por conta do Charque, o Império caiu por conta da produção baseada na “mão de obra gratuita”, crise do protecionismo com o suco de laranja brasileiro e assim foram, crises detonadas por modos de produção ou mercados dependentes de certos tipos de anacronismos, monoculturas ou monopólios.

Muitas coisas interessantes ou renovadoras, que não mudariam ou surgiriam de outra forma que não em crises tb aconteceram mas, imaginem nosso PIB com alguma mudança muito rápida, muito típico da nossa era, que derrube a Soja como derrubou os engenhos de açúcar, o café, o cacau, a borracha ou, por último, as outrora todas-poderosas operadoras de telefonia?

No caso dessas últimas, parecem que vão queimar é o dinheiro dos nossos impostos para, bem mais difícil que conter as bolsas, parar os relógios. Ironicamente, se não fosse picaretagem, para salvar-nos daquilo que, a privatização do setor nos incríveis anos 90, já nos tinha salvo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s